Na foto acima, detalhes do compartimento de bombas modificado para o transporte de duas "Highball".
A esquerda, essa foto da parte inferior permite uma ótima vista da modificação efetuada.
Utilizei apenas chapa de plástico estireno de 1,0 e 0,5 mm para algumas complementações. O interior do cockpit pede um pouco mais de detalhamento, tais como os cintos de segurança e fiação dos equipamentos de rádio. A pintura é bem interessante, pois o aparelho apresenta os spinners e uma faixa atrás na fuselagem em cor “Sky”, marcas típicas do “Coastal Command” da R.A.F. naquele período, a pintura foi executada em tintas Duco sobre fundo Acrílico Automotivo.
Os decais são originais do kit Tamiya aplicados com o auxílio de Mister Softer da Gunze e o número de série veio de uma folha Aeromaster.
“Washed”, “dry brush”, envelhecimentos e sujeiras em geral com esmalte sintético Humbrol e giz pastel seco.
Fotos de algumas etapas da montagem:
Foto do Mosquito "Highball" efetuando mais um lançamento de teste da nova arma.
Este Mosquito assim serviu durante os anos de 1943 e 44, sendo posteriormente retrofitado para B. Mk. IV standard. Os experimentos foram bem sucedidos e o equipamento instalado em um esquadrão de Mosquitos que serviu no extremo oriente ao final da guerra em 1945, porém, como dito anteriormente, a falta de alvos evitou que a bomba esférica fosse usada operacionalmente até o final do conflito.
O modelo foi construído com um Mosquito B. Mk. IV da Tamiya escala 1/48 com um antigo kit de conversão em resina da extinta Paragon Designs inglesa.
O modelo
Vários aparelhos foram então modificados para os testes; nosso modelo representa um deles: o número de série DK-290/G (o /G significa que dado o secreto dos experimentos, o avião deveria ser sempre guardado por uma sentinela quando no solo). Originalmente um B. Mk. IV, esta aeronave desenvolveu junto à Aircraft and Armament Experimental Estabilishment da Royal Air Force, inúmeros testes de lançamentos e avaliações de performance, inclusive em alta velocidade em extremos “Power Dives” para determinar as possíveis alterações no envelope de vôo causadas pela instalação dos equipamentos da bomba esférica.
No início dos estudos da "Highball" o vetor considerado foi o Bristol Beaufort, logo preterido em favor do Mosquito.
No início dos estudos o vetor considerado para essa arma foi o Bristol Beaufort, porém, quando o projeto já estava bem mais maduro e pronto para início dos testes operacionais o Mosquito, pela sua versatilidade e alta performance, foi a escolha lógica para aplicação do sistema. A modificação nas aeronaves compreendia, além de outras menores, o alargamento do compartimento de bombas, para possibilitar o transporte de 2 bombas montadas em suportes do tipo "A" invertido, e a instalação de uma carenagem aerodinamica em substituição as portas, que foram removidas.
As armas (Highball e Mosquito)
Principalmente pelo fato de “saltar” sobre as águas a bomba “Highball” tornou-se uma opção para substituir torpedos no caso de alvos protegidos por redes submersas, por exemplo. Diferentemente da sua contemporânea "Dambuster" que éra uma arma cilíndrica, muito semelhante a uma carga de profundidade, a "Highball" era bem mais esférica. Cada uma pesava 580 kg e antes do lançamento precisava ser rotacionada no sentido contrário ao do voo numa velocidade entre 700 e 900 rpm. A rotação era induzida por uma turbina de ar montada no meio do compartimento de bombas e o lançamento tinha que ser efetuado numa altura máxima de 20 metros e a uma velocidade de 600 km/h.
Com o afundamento do couraçado alemão em 12 de novembro de 1944 pelos bombardeiros Lancaster dos esquadrões No. 9 e No. 617 armados com bombas Tallboy de 5.400 kg e a falta de objetivos de valor que justificassem o emprego dessa arma altamente secreta, o esquadrão No. 618 acabou ficando sem nenhuma necessidade operacional. Dessa forma, seus tripulantes foram transferidos para o esquadrão No. 248, onde passaram a operar os Mosquitos FB Mk XVIII que estavam armados com canhão de 57mm. Entretanto, em 9 de julho de 1944, o esquadrão No. 618 foi novamente reunido com um propósito revisado. A intenção agora seria empregar essa arma no Pacífico, o que também nunca ocorreu igualmente pela falta de alvos relevantes.
Foto do protótipo do Mosquito "Highball" (DK290/G) em voo.
De HAVILLAND MOSQUITO B. Mk. IV
“HIGHBALL”
Bibliografia:
- WINGS OF FAME – The Journal of Classic Combat Aircraft – vol. 18 (pags. 38/89 – de Havilland Mosquito, Part 1 by Martin Bowman) – Aerospace Publishing Ltd. – AIRtime Publishing Inc. – 2000
- OSPREY COMBAT AIRCRAFT – 4 – MOSQUITO Bomber/Fighter-Bomber Units 1942-45 by Martin Bowman – Osprey Publishing – 1997
- MOSQUITO in Action Part 1 – vol. 127 by Jerry Scutts – Squadron/Signal Publications – 1992
- MOSQUITO in Action Part 2 – vol. 139 by Jerry Scutts – Squadron/Signal Publications – 1993
- MOSQUITO Walk Around by Ron MacKay – Squadron/Signal Publications – 1998
- FAMOUS AIRPLANES OF THE WORLD – DH Mosquito – January 1984 – vol. 141 – Burin-Do
- The DE HAVILLAND MOSQUITO - A Comprehensive Guide for the Modeller - Modellers Datafile No. 1 by Richard A. Franks - SAM Publications - 1998
Fotos do modelo concluído:
O couraçado alemão Tripitz. Afundar esse vaso de guerra foi o que motivou o desenvolvimento da bomba saltitante “Highball”
O kit original da Paragon foi criado para aplicação no antigo Mosquito FB. Mk. VI da Airfix e, previa a conversão dessa versão em B. Mk. IV mais a instalação das bombas “High Ball”, portanto, com o kit da Tamiya simplificamos o trabalho; todo o nariz de resina novo e as transparências em vácuo não foram utilizadas. A adaptação do suporte das bombas no bomb bay do kit da Tamiya foi muito fácil, tudo se encaixa sem problemas e a guarnição ao redor da instalação foi o detalhe um pouco mais trabalhoso, o resultado é um avião raro, bem diferente.
Existe uma variante deste kit de conversão em resina destinado a fazer um modelo de Mosquito operacional, deve ser utilizado no kit do B. Mk. XVI da Airfix, pois estes aviões já tinham motores Merlin série XX, com compressores de duplo estágio, hélices de quatro pás e outros detalhes diferentes; creio que este material ainda é disponível na Hannants, já o velho Paragon que utilizei está fora de produção faz muitos anos.
Modelo: Tamiya (Conversão Paragon)
Escala:1/48
Por: José Francci Junior
Breve histórico
Sir Barnes Wallis, criador da famosa bomba anti represa "Dambuster", paralelamente também concebeu uma variante menor que ficou comumente conhecida como “Highball”. Destinada a destruir alvos navais ou terrestres de difícil acesso, essa arma foi originalmente desenvolvida para ser utilizada contra o navio de guerra Tirpitz que estava ancorado no fiorde de Alten, na costa da Noruega. Para tanto, foi formado o esquadrão No. 618 em Skitten em 1 de abril de 1943 que imediatamente iniciou uma série frenética de treinamentos e demais preparativos para levar a cabo a missão de afundar a última grande ameaça naval de Hiltler nas águas do norte. O ataque chegou a ser marcado para o dia 15 de maio de 1943, mas problemas com o novo equipamento acabaram por postergar em demasia sua utilização.
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