Bibliografia:
-Site mig3.sovietwarplanes.com by Massimo Tessitori.
-The Osprey Encyclopedia of RUSSIAN AIRCRAFT – by Bill Gunston – Osprey Aviation (1995).
-SOVIET COMBAT AIRCRAFT of the Second World War: Vol 1 – Single Engined Fighters – by Yefim Gordon & Dmitri Khazanov – Midland Publishing Limited (1998).
Fotos do modelo concluído:
A arte da caixa do bom modelo do Yak-3 da Eduard.
O modelo
A marca ucraniana AMODEL faz um kit em escala 1/72 do Yak-3 VK-107A, em escala 1/48 temos atualmente dois bons kits do Yak-3 standard no mercado: EDUARD e ZVESDA. O kit da ZVESDA é excelente, muito bem detalhado e de construção mais complexa que o EDUARD e, justamente por ser mais simples e mais fácil de montar o kit da EDUARD foi escolhido para este pequeno projeto de conversão.
Basicamente a conversão consiste-se em:
A- Mudança de posição do cockpit que deve ser recuado 8.3mm (na escala 1/48).
B- Redesenho da parte superior do cowling do motor com novas coberturas das culatras das armas em forma de gotas alongadas e tomada de ar central que pode ser curta ou alongada conforme a versão escolhida.
C- Redesenho do canopy utilizando-se o original como base para um molde de vacuform.
D- Novas pás de hélice mais largas e de desenho diferente às originais do kit.
E- Pequenas tomadas e saídas de ar diferentes ao redor do cowling do motor e escape diferente com tubos individuais.
F- Scribing das chapas de metal e eliminação do efeito de entelagem nas superfícies de comando do modelo.
A versão final escolhida representa um dos protótipos de Tbilisi com acabamento em metal natural adornado com uma faixa vermelha do nariz à cauda e estrelas soviéticas em quatro posições, não há números de série ou outras insígnias.
Para execução dos complementos foram utilizadas chapas de plástico estireno de 1 e 2 mm, Thermaform para o vacuform do canopy, do Scrap Box saíram um escape de P-51 da Tamiya e três pás de hélice de um Shinden da Hasegawa. A pintura do modelo foi executada com mixing alumínio acrílico fino automotivo e laca duco com pequenos detalhes em esmalte sintético Humbrol (inclusive efeitos de washed). As estrelas soviéticas vieram de uma folha de decais AeroMaster.
As 9 fotos a seguir, cada qual com sua descrição, ilustram a sequencia da montagem e das modificações necessárias para se recuar o cockpit. A simplicidade do kit e da conversão aparentemente não deixam transparecer todo trabalho minucioso requerido para se manter a harmonia das linhas desse belo avião.
Foto de um dos protótipos do Yakovlev Yak-3 que foi extensamente modificado na fabrica de Tbilisi.
Um breve histórico do Yak-3 VK-107A
O Yak-3 é considerado junto ao Lavochkin La-7 como os melhores caças produzidos pela União Soviética na Segunda Guerra Mundial. Produzido em várias fábricas diferentes os Yak-3 da fábrica em Tbilisi se destacaram pela qualidade superior de manufatura, lá em Tbilisi também foram experimentadas novas versões; originalmente equipado com motor Klimov VK-105, os engenheiros instalaram um novo motor Klimov VK-107A mais potente e revisaram a estrutura revestindo o novo modelo em metal ao invés do compensado de madeira original.
O motor mais pesado exigiu um reequilíbrio do centro de gravidade conseguido mediante o deslocamento do cockpit 400mm para trás. O revestimento foi feito em duralumínio e uma liga leve de magnésio chamada Elektron nas superfícies de comando; o resultado é uma versão conhecida como Yak-3 VK-107A ou Yak-3 Tbilisi.
O novo avião apresentou figuras de performance espetaculares e bem superiores ao Yak-3 standard porém o motor revelou-se problemático; desgaste prematuro dos rolamentos e vazamentos de óleo recorrentes desencorajaram a produção em grande escala e apenas 48 unidades foram completadas em Tbilisi e, na fábrica em Sakarov foram montados mais 30 unidades com apenas as asas revestidas em duralumínio. O registro operacional destes aparelhos é praticamente inexistente, sendo a maioria das fotos conhecidas apenas dos protótipos de Tbilisi.
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