História
Os Couraçados Classe Yamato eram navios de guerra da Marinha Imperial japonesa construídos e operados durante a Segunda Guerra Mundial.
Pesando 73000 toneladas, os navios dessa classe eram os maiores, mais pesados e armados já construídos. A classe carregava a maior artilharia naval já equipada em um navio de batalha, nove canhões navais 40 cm/45 Type 94 de 460mm, cada um capaz de atirar 1.360kg de projéteis a mais de 42 km. Dois couraçados da classe (Yamato e Musashi) foram construídos e concluídos, enquanto um terceiro (Shinano) foi convertido em um porta-aviões durante sua construção.
Devido à ameaça dos submarinos e porta-aviões norte-americanos, tanto Yamato como o Musashi passaram a maior parte de suas carreiras em bases navais de Brunei, Truk e Kure, estando diversas vezes à disposição em defesas contra assaltos americanos em bases japonesas. Antes de participar da Batalha do Golfo de Leyte, como parte da Força Central do Almirante Kurita o Musashi foi afundado durante o curso da batalha por aeronaves vindas de porta-aviões americanos. O Shinano foi afundado dez dias depois de sua convocação em novembro de 1944 pelo submarino USS Archer-Fish (SS-311), enquanto o Yamato foi afundado em abril de 1945 durante a Operação Ten-Go.
Na véspera da ocupação do Japão pelos aliados, oficiais do serviço especial da Marinha Imperial do Japão destruíram todos os relatórios, desenhos, maquetes e fotografias dos Couraçados Classe Yamato e relacionados, deixando apenas registros fragmentados das características do design e outras questões técnicas. A destruição desses documentos foi tão eficiente que até 1948 as únicas imagens conhecidas de Yamato e Musashi foram aquelas obtidas pelos aviões que auxiliavam a Marinha dos Estados Unidos nos ataques contra os dois navios. Apesar de algumas fotografias e informações adicionais de documentos que não foram destruídos terem vindo à tona durante os anos, a perda da maioria dos registros escritos dificulta maiores pesquisas sobre a classe Yamato. Por causa da falta de documentos escritos, boa parte das informações sobre a classe veio de entrevistas com oficiais japoneses após a rendição do Japão.
Leia mais sobre o couraçado Yamato na Wikipedia, a enciclopédia livre que todos podem editar.